Procedimentos protocolares

  C081  
Bandolim | Rio de Janeiro RJ
No nosso código civil existem milhares de normas, que são criadas pelos nossos políticos e muitas são totalmente desconhecidas pela sociedade, porque às vezes acontecem para favorecer uma pequena classe ou mesmo um grupo apadrinhado com finalidades essencialmente eleitoreiras. São as denominadas “leis que não pegam”. Enquanto alguns procedimentos protocolares foram adotados pela sociedade sem qualquer exigência legal e vem sendo mantidos há séculos, demonstrando uma fidelidade irrestrita às tradições.

Senão vejamos.

Num jantar, sempre o primeiro prato a ser servido é a entrada, que pode ser uma salada, um caldo, um petisco e somente após o encerramento do último componente da mesa é oferecido o prato principal.

O vinho também é um capítulo a parte. O maitre expõe a garrafa antes de retirar a rolha a todos os componentes da mesa e após a sinalização de aprovação da marca e safra, é colocada uma pequena quantidade na taça. O representante dos convidados cheira discretamente, faz um movimento circular, que é uma forma de misturar o líquido aos componentes da bebida e degusta uma pequena quantidade, concentrando-se em alguns segundos para avaliar todas as propriedades do teor. Somente após a sua aprovação mediante um sinal positivo, o vinho é liberado aos demais participantes.

Ao término das refeições, os talheres são colocados em posição paralela sobre o prato e com esse gesto está mostrando ao garçom o final da refeição, para o recolhimento dos restos de comida e limpeza do local. Por fim, a sobremesa será servida, cumprindo assim todo ritual de um jantar tradicional.

Numa partida de futebol, os times entram em campo, perfilados lado a lado e se mantém de pé para ouvir o Hino Nacional, que em algumas localidades são exigências legais no âmbito municipal.

Após esse ritual, os capitães e os árbitros vão ao centro do campo para o toss, que é o sorteio dos lados do campo e se cumprimentam, sempre com os registros dos fotógrafos.

Caso tenha ocorrido o falecimento de algum membro das agremiações envolvidas ou alguma autoridade, é respeitado um minuto de silêncio e logo após a homenagem póstuma, a partida é iniciada.

Durante o jogo, se um jogador é lesionado, quem estiver com a bola chuta para lateral, paralisando a sequência da partida. No reinício, a vantagem será devolvida para aquela equipe, que gentilmente cedeu a posse para o pronto atendimento do lesionado.

No caso de uma conquista de título, o capitão recebe o troféu da autoridade do evento e ergue-o com as duas mãos mostrando o símbolo da vitória aos companheiros e a sua torcida.

Durante qualquer cerimônia de entrega de prêmios nos diversos concursos, seja de beleza, melhor filme, o craque do ano ou qualquer outra competição, o primeiro colocado é sempre o último a ser chamado e os cumprimentos são sempre com a mão direita, quando são dois homens, mesmo sendo canhotos. Caso os protagonistas sejam um homem e uma mulher ou duas mulheres, além do aperto de mão também acontece um beijo mútuo na face.

Também nesse caso, o vencedor levanta o troféu conquistado exibindo de forma vitoriosa a peça que representa a condição de ser o melhor e o mais completo na classe que disputa.

A entrega de prêmios nas Olimpíadas, também é revestida de uma tradição milenar. Em local pré-determinado é construído um pódio com três lugares, reservados para o primeiro, segundo e terceiro lugar, com destaque para o campeão, que fica no ponto mais alto.

As medalhas de ouro, prata e bronze, são concedidas ao campeão, vice e terceiro lugar sucessivamente e são colocadas no pescoço dos vencedores por uma autoridade do evento, juntamente com o oferecimento de um buquê de flores.

É um momento único e o resgate do esforço doado em dias e horas de treinamento ou isolamento absoluto visando um foco, cujos resultados bem como os louros da vitória, enfim estão simbolicamente em suas mãos.

O contexto ora exposto é uma pequena parcela dos inúmeros casos que acontecem no nosso cotidiano, mas demonstra de forma simples a força dos procedimentos protocolares. Os seus valores realmente não têm a mesma representatividade legal, porém significa o mesmo peso de uma lei e é muito importante para sociedade, cujos representantes assumem a condição de juiz virtual, que pune com pesadas penas os infratores infringentes dos seus códigos

Blogger | Mod. Ourblogtemplates.com (2008) | Adaptado e editado por Flávio Flora (2018)

Voltar