Celebridades

  C080  
Bandolim | Rio de Janeiro RJ
No mundo artístico e no âmbito esportivo, principalmente o futebol, atualmente é o grande objetivo dos adolescentes com talento nato e também de uma parcela considerável das pessoas que já atingiram a idade adulta. A concorrência e a oportunidade talvez sejam os maiores entraves para esses futuros notáveis, que às vezes lutam durante anos na busca do seu espaço na mídia e também junto à simpatia do povão.

Os caminhos para fama são espinhosos e requer muita dedicação, abdicação e força de vontade. A maioria desiste e não consegue alcançá-la, ao contrário de outros abnegados, que ainda estão nas estradas com o foco no sucesso e o seu lugar ao sol.

A história mostra inúmeros casos de artista que conseguiram escrever o seu nome nos anais da consagração com a idade avançada. Como exemplo desse fenômeno, citamos o caso do famoso astro Harrison Ford intérprete do personagem Indiana Jones, que alcançou o estrelato “quarentão”, depois de ter abandonado a vida artística, devido a decepções pela sucessão de papeis secundários ou então doublé”.

Mas se é difícil chegar ao topo, mais difícil ainda é se manter nesse pedestal, porque existe uma “Lei” virtual com artigos e incisos super-rígidos, cujo juiz é a sociedade e pune os infratores com sentenças severas, podendo destruir tudo que foi construído até então.

A obrigação da celebridade é criar mecanismos para interagir com os fãs, torcida, críticas e entrevistas. As normas de comportamento também é um quesito importante durante as aparições em público, principalmente com relação aos trajes e a aparência pessoal, objetivando em qualquer situação adotar um comportamento irrepreensível para manter sempre uma imagem positiva.

É importante lembrar que os paparazzi estão espalhados em todos os pontos da cidade e num pequeno deslize ou mesmo um simples erro, poderá ser documentado através de uma foto ou um vídeo e aquela imagem construída durante anos, poderá ser destruída em segundos por um fake news.

O povão é apaixonado pelos seus ídolos e não respeita privacidade desta ou daquela celebridade, para conseguir uma foto ou um autógrafo. Para os fãs não existem regras de bom comportamento, o importante é desfrutar daquele momento único, proporcionado pelo acaso para externar os seus desejos, que pode ser: um abraço, um beijo, uma fotografia e uma infinidade de loucuras.

A celebridade é um ser humano e como tal está sujeito a um momento de contrariedade, uma dor de cabeça ou outro qualquer incômodo, seja ele físico ou psicológico, mas em contato com o seu público não tem alternativa, deverá ser gentil, agradecer sempre com o sorriso nos lábios, com humildade e prazer.

Testemunhamos o caso do nosso ídolo do futebol Neymar Jr., que ficou estigmatizado com o exagero nas quedas, quando recebe uma falta normal no decorrer duma partida. Durante a Copa do Mundo esse fato “viralizou” nas redes sociais com centenas de memes, ridicularizando a imagem do nosso mais importante craque, inclusive no âmbito internacional. Enfim, foi descrito uma pequena amostra dos itens do “regulamento virtual”, que uma celebridade é obrigada a cumprir para preservar a sua carreira, pois uma palavra inadequada proferida em momentos inoportunos, não tem volta, é igual a uma flecha lançada, pois a correção de um deslize, às vezes demora uma eternidade ou é incorrigível.

Algumas celebridades já manifestaram em conversas particulares com amigos, que se sentem realizados quando viajam ao exterior, pois a sensação de liberdade é impagável, porque não tem o assédio descontrolado dos fãs, por ser um anônimo naquela oportunidade. Nesses momentos os artistas sentem saudades dos tempos que não eram famosos e podiam desfrutar das peladas, dos pagodes, do mergulho na praia, do passeio no calçadão, dos churrascos com amigos, dos jogos no Maracanã aos fins de semana.

Fazendo uma reflexão nesse contexto, concluímos que o nosso cotidiano é recheado de prós e contras. Será que eles trocariam a fama e o dinheiro por uma vida pacata longe dos holofotes e sem a chatice dos fãs?

Remetemo-nos à sabedoria popular que em poucas palavras define a situação, criando a seguinte expressão: “Quem está dentro quer sair... e quem está fora quer entrar!”

Blogger | Mod. Ourblogtemplates.com (2008) | Adaptado e editado por Flávio Flora (2018)

Voltar