Os gatos da vizinha

  C015  
Setenta Vai | Ponta Grossa PR
Dos meus raros trabalhos publicados, um encantou particularmente a vizinha da frente. O personagem do conto era o seu cachorro vira-lata. "Está muito bem retratado", dizia, rindo de alguns detalhes pitorescos, bem próprios do Nego – era esse o nome do cão. "Mal posso esperar par ler um sobre os meus gatos", acrescentou. Os gatos eram a sua paixão.

O que teria eu a dizer dos gatos? Comecei a observar com mais atenção o entra e sai dos gatos da casa. E para minha própria surpresa, eram realmente interessantes. Tal como Nego – o danado é que era visitado pelas fêmeas da vizinhança – também os gatos pareciam gozar do privilégio de serem procurados em casa pelas gatinhas.

Não estou me referindo às gatas da vizinha, essas, além de feiosas, desaparecem de tempos em tempos e sempre voltam prenhes – ou devo dizer grávidas, para não chocar a vizinha?

Nem quero me referir ao funesto episódio em que uma delas abocanhou o filhote de sabiá que eu amadrinhei na minha lavanderia, e que a vizinha recuperou das garras da felina sem classe, tarde demais, pois o choque foi tão grande que o pobrezinho morreu na mesma noite, certamente de ataque cardíaco – até hoje odeio aquela gata por isso, mas é um tema para outra ocasião.

Já os gatos... Há um detalhe interessante sobre eles: são encantados por carros, estão sempre ao redor de um, em bandos – outros machos da vizinhança juntam-se ao bando, especialmente quando há uma gatinha por perto.

Todo mundo sabe que bando de gatos é um problema e já surgiram algumas reclamações na vizinhança, por conta de alguns não tão educados quanto os gatos da vizinha da frente – como alguns visitantes, que fazem as necessidades em lugares impróprios, por exemplo.

Não os da vizinha, de forma alguma. São gatos de classe, limpinhos, charmosos e... lindos.

Bem, já que ela me autorizou a observá-los e a escrever sobre eles... posso escancarar os detalhes. O mais velho, de olhos claros, encanta pelo porte e pela voz que ecoa clara e imponente por entre o miado geral. O mais jovem... (sinceridade?), quase não se ouve seu miado, mas o sorriso encantador, os olhos escuros, profundos, e os cabelos de gatinho sedutor... Não tem pra ninguém. As gatinhas que digam.

Falando em gatinha, não vacilo com as minhas, pois os gatos da vizinha estão soltos.

Blogger | Mod. Ourblogtemplates.com (2008) | Adaptado e editado por Flávio Flora (2018)

Voltar