Carta para Samuel da Silva Perdomo

  C095  
Carlos Fradique | São Pedro da Aldeia RJ
“O erro acontece de vários modos, enquanto ser correto 
é possível apenas de um modo” (Aristóteles).

Meu querido e estimado amigo Samuel

Queria lhe pedir clemência pelos meus atos nocivos contra você. Ultimamente ocorreu um mal-entendido entre nós dois que me fez espalhar na sala de aula o boato de que você coçou os seus testículos com a mão esquerda e, após fazê-lo, cheirou-a. Todos os alunos da sala que me ouviram falar tal boato se encontraram abismados com tal ato meu, não acreditando que um menino tão afável e indulgente como eu o teria feito. E eu me arrependo de tê-lo feito! Minha consciência se achou pesadíssima após eu ter pecado contra a sua pessoa – e na iminência de me fazer desculpar à frente de todos.
Errar é humano, todavia pior que errar é não se arrepender do erro nem se desculpar – nem perceber o erro. A sabedoria ensinou-me isso, como também me instruiu que o indivíduo sábio não precisa duma autoridade administrativa, isto é, governação. Gostaria, meu amigo Samuel, que você soubesse o quão arrependido estou e que perdoasse aos meus erros. Juro que não haverá mais entre nós tais desentendimentos e que possuiremos, a partir de agora, uma amistosa relação pacífica.

O que passou, passou!

Como recordação deste nosso acordo, eu hei de lhe dar neste momento um presente que sempre desejou. E não é uma lembrancinha simples e vulgar, e sim um presente. É uma prova do apreço que tenho por você e de que lhe amo muito!


PS I: Saiba, meu venturoso amigo, que eu não perdi a sua confiança, e que um amigo que lhe dá pão bento de Santo Antônio é um amigo leal, e ainda: “Um amigo pérfido é o mais pernicioso dos inimigos” – qual escreveu Henry Fielding em seu clássico e burlesco Tom Jones. Se não fosse pelo seu incentivo, mamãe não estaria namorando um espanhol, que nos levará à Espanha ano que vem, e lá irei morar. Meu padrasto me acudiu a comprar o tal presente que hei de lhe dar: uma camisa oficial do Real Madrid Club de Fútbol.

P.S. II: It is worth repeating that – I love you, my friend!

Blogger | Mod. Ourblogtemplates.com (2008) | Adaptado e editado por Flávio Flora (2018)

Voltar